quinta-feira, 4 de março de 2010

Um Olhar do Paraíso


O novo filme de Peter Jackson, que teve sua estréia em 18 do mês passado, promete causar muita estranheza nos espectadores acostumados com os blockbusters. Isso porque não seria nenhum exagero dizer que sua caracterização do paraíso em alguns momentos nos faz lembrar os clipes da Lady Gaga.

Todo o filme tem uma presença importante do contraste de cores. O azul e o amarelo predominam por quase todo o longa. Fazendo uma dança coreografada essas cores parece nos induzir a um clima de calmaria e energia. Isso talvez resuma a idéia de paraíso do brilhante diretor.

Sua trama gira em torno de uma garota de 14 anos que é assassinada, e então passa a observar os passos daqueles que viviam ao seu redor.

Inicialmente o mundo dos mortos é sombrio e assustador. Você enfrenta seus medos ate que supere o trauma. Já depois de aceitar sua morte, tudo passa a ser colorido e sempre em movimento, efeito causado pela câmera sempre deslizando para a direita.
Além de toda a parte artística também encontramos todo o drama de uma família tentando superar a perda de um dos integrantes. Um pai tentando desesperadamente encontrar o culpado e uma mãe que sofre até não conseguir mais ficar próximo dos outros e partir em uma viagem em busca de aceitação.

Ao encaminhar para o final, o diretor comete alguns erros como: tornar o filme parecido com um DVD religioso de auto-ajuda e, ainda, fazer a justiça de uma maneira pouco objetiva e convincente. Quem não estiver no clima de uma viagem parecida com uso de alucinógenos, espere a vontade chegar para dar o play.

Um comentário:

  1. Eu ainda nem consegui enteder a estética Lady gaga em clipes,quanto mais no cinema. Mas gostei do tema.

    ResponderExcluir