quarta-feira, 3 de março de 2010

Sherlock Homes





A nova adaptação de Sir Arthur Conan Doyle, traz Robert Downey Jr no papel principal e conta com Guy Ritchie na direção. Portanto, como era de se esperar, o novo Sherlock Holmes apresenta algumas diferenças em relação às adaptações anteriores.

O detetive do novo longa criou-se com certas liberdades. Apesar de ainda possuir o seu lado intelectual forte, Holmes agora tornou-se um pouco violento. Não fica mais apenas preso em suas idéias e parte para a luta com o adversário, se necessário.
Ritchie mais uma vez mostrou porque encontra-se entre os grandes diretores, transitando com maestria entre seqüências rápidas e cenas lentas. Mais uma característica do diretor que se insere no filme é a presença de diálogos rápidos e cheios de deboche.

Final do século XIX. Sherlock Holmes é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico, o dr. John Watson é seu fiel parceiro. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood, que foi preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi enterrado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler, uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.Como não podia faltar em um personagem britânico, Holmes apresenta o famoso humor característico dessa região.

Ao longo da narrativa percebemos aflorar um, lado humano no personagem conhecido por sua frieza, isso acontece quando notamos a relação entre Holmes e seu parceiro Watson e também quando percebemos sua atração por Irene.

Sherlock Holmes é um ótimo filme, que apresenta importantes mudanças no personagem porém sem descaracterizá-lo. Peca apenas por fazer uma trama complexa tentando mostrar muito grandes feitos de Holmes em apenas um produto. E acerta em cheio no ritmo, humor e em excelentes efeitos especiais.

Texto publicado na revista Ideia de fevereiro de 2010

Um comentário:

  1. Eu não acredito que perdi o filme no cinema! Será que eu merecia Jude e Robert na mesma tela? rs

    ResponderExcluir